PLANO ACADÉMICO 2º CONGRESSO INTERNACIONAL RITO MODERNO – RITO FRANCÊS – PORTO 2019

300 anos do rito da fundação. Uma Avaliação do seu valor

Datas: 21 – 22 -23 de junho de 2019

Local: PORTO (Portugal)

PROGRAMA ACADÊMICO DO CONGRESSO

Os contributos escritos enviados via sistemas de PDF/Word ou com uma proposta sobre o assunto para apresentar em outubro-novembro de 2018, ao Departamento Académico (via e-mail) e a entrega final do documento em março de 2019 (via e-mail).

A extensão do trabalho é limitada a 25 folhas (A4), cerca de 55.000 caracteres, com margens justificadas, escritos em MS Word ou programa semelhante, ou PDF. Estes devem ser acompanhados por um curto currículo e maçónico do orador.

Todos os documentos recebidos serão enviados a todos os participantes do Congresso uma vez decorrido o prazo de entrega. Assim, todos terão um conhecimento exato dos conteúdos a apresentar ou discutir.

A divulgação do documento não implica qualquer obrigação de leitura ou defesa, se a comunicação não for selecionada, embora poderá vir a ser publicada no livro final do Congresso.

Os temas a serem desenvolvidos nas comunicações serão o Rito Moderno / Rito Francês e suas múltiplas expressões, tendo em conta que o rito é a expressão do ritual Fundação do Rito Moderno (1717) e representa a experiência viva dos “Modernos”, sob o título: 300 anos do Rito da Fundação. Uma avaliação do seu valor.

As abordagens dos trabalhos podem ser as mais variadas, de diferentes escolas, de distintas visões, tendências e correntes, mas enquadradas no que representa o rito Moderno / Rito Francês no seu especto historiográfico ou estrutural.

Os participantes podem enviar artigos para cada um dos blocos (simbólicos, Ordens de Sabedoria, para cada subtema: histórico, atual e futuro.  A apresentação em congresso estará sempre dependente do tempo disponível.

O Congresso e os trabalhos de reflexão, serão baseados nos dois principais sistemas: SIMBOLICA (1-3º) e ORDENS DE SABEDORIA (I-V Ordens).

Nas sessões de trabalho, tanto em graus simbólicos como nas Ordens de Sabedoria, poderão ser abordados uma variedade de temas que podem tratar de questões como ritual, a evolução orgânica da maçonaria moderna, o rito modero/francês e suas evoluções, etc. … podem ainda os artigos abordar:

  • situação histórica
  • Perspetiva atual
  • futuro

Como parte do congresso:

Haverá um relatório de abertura central para cada tema (Simbólico e Ordens de Sabedoria) que abrangerá todas os três subtemas, permitindo assim uma visão geral das comunicações

Após a receção dos trabalhos será elaborado e fechado o calendário com as datas e horários das comunicações a apresentar durante o Congresso. Idealmente, todos os palestrantes terão pelo menos 10 a 15 minutos para a comunicação, e no final de cada painel ocorrerá uma discussão geral dos trabalhos apresentados.

Condição necessária para ser orador é ser membros da Maçonaria, iniciado numa Loja justa e perfeita e ligado a qualquer obediência ou potencia maçónica.

O tempo de cada comunicação ao Congresso será determinado pela organização.

Agenda Congresso

Sexta feira 21, 16 h.

Apresentação e abertura do Congresso

Apresentação dos diversos aspetos do Congresso pelos coordenadores das diferentes áreas: Anfitrião, Logística, Académica: (B. Sousa, J. Villalta, V. Guerra)

Comunicações: (sexta feira 21 de junho)

Retrospetiva histórica e atual situação, vários trabalhos, a definir no momento, que irão expor o sentir e o trabalho em zonas como Europa, Latino-americana, luso-hispano, etc. (textos abertos, focalizados no trabalho do Rito Moderno/Rito Francês.

  • quadro histórico europeu
  • quadro histórico hispano-americano
  • quadro histórico Luso-hispano.

Sábado 22 de junho 2019. Manhã

Graus Simbólicos (1º -3º)

  • situação Histórica
  • perspetiva atual
  • futuro

Comunicações: 10 -15 minutos para cada trabalho enviado.

Debate geral por bloco e trabalhos apresentados


Sábado 22 de junho 2019. Tarde

Ordens de Sabedoria (I-V)

  • Situação Histórica
  • Perspetiva atual
  • futuro

Comunicações: 10 -15 minutos para cada trabalho enviado.

Debate geral por bloco e trabalhos apresentados


Domingo 23 de junho 2019 (manhã)

Encerramento do Congresso

  • Graus Simbólicos: Conclusões dos relatores
  • Ordens de Sabedoria: Conclusões dos relatores

Procedimentos protocolares e deliberações e declaração.

 

Encerramento do Congresso