CIDADE DE PORTO

Chegando a Porto, como qualquer outro viajante, o Douro para. Sabe que o Atlântico está ali, que a longa jornada está chegando ao fim e que ele não tem pressa. Ele gosta de deslizar lentamente sob as pontes feitas sob medida, para refletir as luzes da cidade, que à noite se duplicam nas águas lentas. Ele gosta de balançar os barcos rabelo que há tempos traziam os toneis com vinhos, dos terraços durienses até às caves de Gaia, onde o vinho do Porto toma corpo, antes de derramar sua alma pelo mundo.

 

Agrada-lhe ser uma margem que limita a cidade, que desliza pelas colinas até o cais de onde partem os veleiros, e de onde agora saem cruzeiros para conhecer os segredos. Conhece-se o testemunho da longa história de uma cidade de 25 séculos de existência. Impávida, assistiu às tragédias e aos cercos, mas também aos primeiros passos do Infante D. Henrique, o príncipe navegante, que ao seu lado sonhava com rotas a conquistar e terras a povoar.

 

O que o Duero gostaria é de percorrer as ruas e caminhos, olhar para as fachadas estreitas com balcões de ferro forjado, escalar a Torre de los Clérigos e sentir a vertigem de emoção, descansar nos jardins à sombra das tílias e araucárias, entre velhas mercearias e começar uma conversa com a gente hospitaleira que lhe calhou por sorte. Nesses dias, levantam-se brumas que envolvem a cidade e lhe dão uma atmosfera misteriosa.

 

Essa melancolia faz parte do seu charme, mas não dura muito tempo. Porque o Porto tem tudo para alegrar nossos dias. Tem igrejas revestidas de azulejos, templos de granito cheios de esculturas douradas, mercados cheios de vida, cafés seculares como o elegante Majestic, dezenas de bibliotecas antigas e temáticas cuja joia da coroa é a Lello, uma das mais belas do mundo. Tem ruas frenéticas, lojas originais, um bairro de galerias de arte, museus maravilhosos. E lugares únicos, como o salão árabe do Palácio da Bolsa, e o terraço na margem do rio Palácio do Freixo, onde há uma pousada.

 

Os estilos barroco e neoclássico, bem como a arquitetura do ferro, evidente nas pontes e emolduradas, destacam-se nos monumentos do centro histórico, novos edifícios que fazem de Porto uma referência na arquitetura moderna. A Casa da Música, de Rem Koolhaas; o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, de Siza Vieira, são locais para visitar de uma cidade dinâmica que nunca se cansa de nos surpreender.

Hotéis Recomendados

Entre em contato com os hotéis clicando em cada uma das imagens.

Hotel Dom Henrique 4*
Hotel América 3*
Hotel Porto Trindade 4*
Hotel Quality Inn Porto 3*
Hotel Aliados Porto 3*
Hotel Ibis Porto Centro 2*
Hotel Tryp Porto Centro 3*
Hotel Miradouro Abre 2*
Porto Domus Hotel 3*
Hotel Royal Porto 2*
Grande Hotel do Porto 3*
iStay Hotel Porto Centro 2*

Pontos de interesse

Casco Histórico Patrimônio Mundial / Ribeira

O Centro Histórico de Porto, a área mais antiga da cidade, foi classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1996. Nele se encontra o testemunho das origens medievais da cidade, em um conjunto urbano que apresenta uma imagem de extraordinária beleza.Percorrer a pé as ruelas típicas deste centro é tropeçar a cada passo em um monumento de valor incalculável, com a reconhecida hospitalidade do povo da cidade e com uma deslumbrante vista panorâmica sobre o casario e sobre o rio Douro.

A gastronomia, os produtos artesanais e o comércio oferecem uma ampla variedade de propostas, desde ofertas tradicionais, sustentadas por um passado de grande significado histórico, até os desafios mais inovadores dos jovens criadores da cidade.

A pausa dessa visita acontece na Praça da Ribeira, de onde zarpam os navios de cruzeiro e onde se pode apreciar o rio e a paisagem, ponto de encontro privilegiado da história e das pessoas, e local tradicionalmente animado.

A descoberta do centro histórico pode ser feita de diferentes maneiras e daqui partem muitos caminhos que levam às outras áreas da cidade. A pé, de ônibus, bonde, funicular, carro, minitrem, barco ou até de metrô, a escolha é sua e a cidade também!

Gastronomia

A gastronomia do Porto é um espelho da sua riqueza cultural. Há diversas histórias associadas, várias lendas contadas de geração em geração e que hoje completam os costumes das pessoas da cidade. Entre os mais famosos, estão os típicos pratos portugueses que se caracterizam tanto pelo incomparável paladar quanto pela particularidade da sua preparação.

Tripas à Moda do Porto

Prato que deu nome aos habitantes da cidade: “Tripeiros”.

Conta a lenda que quando, no século XV, o Infante D. Henrique deixou o Porto para a conquista de Ceuta, o povo, cheio de altruísmo, cedeu toda a carne às tropas, ficando apenas com as tripas. Mas a irreverência portuguesa permitiu dissipar tal adversidade: as tripas são cozidas em ensopado e surgiu assim este apetitoso prato típico.

Bacalhau à Gomes de Sá

“João, se alterar qualquer coisa já não fica capaz”, disse Gomes de Sá ao dar a receita original a um amigo no final do século XIX. Com um toque especial e quase os mesmos ingredientes com que preparava os bolinhos de bacalhau, para deleite de seus amigos, este cozinheiro portuense eternizou a maneira de preparar um prato tão saboroso e original de bacalhau.

Francesinha

Foi em 1952 que Daniel da Silva, combinando o conceito de alguns petiscos franceses e preparando o molho picante de sua autoria, criou essa ideia, atribuindo seu nome em homenagem à “mulher mais picante” que ele conhecia, a francesa. O molho que cobre a combinação de carne e o recheio é o segredo desse capricho tentador. Verdadeiro prazer portuense que pode ser apreciado em grande parte dos restaurantes e cafés da cidade.

Cozinha contemporânea

Mas, o tradicional não define o limite da culinária de Porto. A cidade é também uma amostra de Chefs de reconhecida qualidade, alguns de renome internacional, que a colocam na vanguarda da culinária contemporânea. Não deixe de experimentar, certamente você se surpreenderá!

Vinho do Porto

O famoso e único Vinho do Porto é um produto generoso elaborado exclusivamente na Região Demarcada do Douro e envelhecido em cubas, originalmente transportado pelo rio nos típicos barcos Rabelos, cujas réplicas estão expostas ao lado da Ponte Luís I.

Este vinho se distingue dos vinhos comuns pela sua grande diversidade de classes, com uma riqueza e intensidade de aroma incomparável, uma persistência muito elevada, deixando-se querer por seu aroma, por seu sabor e seu elevado teor de álcool (geralmente entre 19 e 22% vol.).

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto é a entidade responsável pela certificação e controle da Denominação de Origem “Porto”. Sua sede conta com um espaço para recepção, laboratórios, degustações, visitas e venda de vinho.

A história desse precioso néctar é explicada numa visita guiada às famosas Caves do Vinho do Porto ou ao Museu do Vinho do Porto, onde várias peças documentam a história comercial da cidade e a sua relação com o vinho de renome mundial.

Não perca a oportunidade de provar um copo de Porto numa loja de vinhos que oferece degustação de vinhos e comprar o seu vinho favorito.

Os sabores do Porto alcançam sua máxima expressão nos restaurantes Embaixadores do Vinho do Porto, que selecionam cuidadosamente o vinho que acompanha suas propostas gastronômicas.

O Porto consolidou-se como um importante ponto comercial há muito tempo. O dinheiro resultante do comércio e da cobrança de impostos sobre o vinho se converteu em marcas gravadas na paisagem urbana. A “Rota Urbana” surge como uma nova sugestão para explorar a cidade de Porto. Percorra a rota e conheça os lugares e edifícios que fazem de Porto uma cidade do Vinho.

Informações turísticas para melhor ‘viver’ a cidade

 

Porto, a cidade “Invicta”, convida-o a descobrir através de ruas e becos, a magia do povo, os costumes e a beleza dos seus edifícios. Uma cidade muito bem atualizada sobre o mundo sem perder sua identidade histórica e a personalidade.

Deixamos aqui algumas informações úteis para sua visita:

O TEMPO NA CIDADE

Primavera
PRIMAVERA
Verano
VERÃO
Otoño
OUTONO
Invierno
INVERNO
Mínima 11ºC
Máxima 18ºC
Mínima 15ºC
Máxima 26ºC
Mínima 9ºC
Máxima 15ºC
Mínima 6ºC
Máxima 14ºC

 

O QUE VISITAR

 

Instituto do Vinho do Porto– tudo sobre um dos vinhos mais famosos do mundo (inclui informações sobre visitas às adegas)
Adegas de Vinho do Porto– visite as adegas, prove o vinho, aprofunde seus conhecimentos
Sandeman– famosa adega de vinho do Porto
Real Companhia Velha– famosa Adega de vinho do Porto
Palácio da Bolsa– ponto de interesse turístico em Porto
Casa do Infante– uma evocação ao Infante D. Henrique, O Navegante
Estação de S. Bento– inaugurado em 7 de novembro de 1896
Torre dos Clérigos– considerado por muitos como oex-librisde Porto
Sé do Porto– Igreja Catedral (Terreiro da Sé)
Café Majestic– café histórico de Porto
Livraria Lello– uma livraria local tradicional
Igreja de São Francisco– construção de 1383 e concluída em 1410
Fundação de Serralves– museu, biblioteca, jardim … espaço obrigatório para quem passa por aqui
Museu Nacional Soares dos Reis– exposição de pintura e escultura portuguesa dos séculos XIX e XX
Mercado do Bolhão– o mercado mais importante da cidade
Jardim Botânico– áreas de jardins e lagos com plantas aquáticas
Casa da Música– universo da música e sala de concertos
Palácio de Cristal– centro de exposições e eventos

HORÁRIOS

Comércio

Dias úteis das 9h às 13h e das 15h às 19h, mas algumas lojas estão abertas durante a hora do almoço. Aos sábados, de janeiro a novembro, e em geral, o comércio fecha às 13 horas, embora algumas lojas no centro da cidade permaneçam abertas durante a tarde.

Em dezembro, o comércio funciona de segunda a sábado, das 9h às 13h e das 15h às 19h. Nos centros comerciais, o horário de funcionamento é mais amplo, geralmente das 10h às 24h.

 

Bancos

Funcionam de segunda a sexta-feira entre 8:30 e 15:00

 

Farmácias

Dias úteis de 9:00 às 13:00 e de 15:00 às 19:00
Sábados das 9h às 13h
Todas as Farmácias quando fechadas têm a indicação do Plantão de Farmácia mais próximo, que estará de serviço 24 horas por dia.

 

Correios

As Estações de Correio estão abertas entre as 8:00 e 21:00 horas, nos dias úteis. Aos Sábados, domingos e feriados abrem às 9h e fecham às 18h. As estações centrais e as dos Aeroportos estão abertas aos sábados. A Estação de Correios da Avenida dos Aliados está aberta de segunda a sábado.

 

SAÚDE

Serviços de Emergência de Hospitais só devem ser usados ​​em situações graves (trauma grave, envenenamento, queimaduras, ataques cardíacos, trombose, problemas respiratórios, etc.). Para ter acesso aos serviços de saúde, os cidadãos da UE, que não residam em Portugal, devem ter o seu passaporte ou carteira de identidade, o modelo E112 e o Cartão Europeu de Saúde.

 

RECURSOS ÚTEIS

 

TAP– Informação oficial sobre a companhia aérea portuguesa
ANA – Aeroportos– informação sobre voos em Portugal
LowCost Portugal– informação sobre voos de baixo custo de Faro, Fuchal, Lisboa e Porto
Brisa– informação sobre as estradas portuguesas
STCP– itinerários e horários de ônibus públicos
CP– itinerários e horários de trens
Rede Expressos– itinerários e horários da rede nacional de ônibus expresso
Babelfish– serviços de tradução, incluindo inglês-português e português-inglês
XE– informações sobre câmbio
Mappy– mapas interativos
RTP– canal público de televisão
SICeTVI– canais privados de televisão
TSF,RFMeRádio Comercial– emissoras de rádio mais ouvidas em Portugal
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras 
Globalbagtag– uma etiqueta associada a um banco de dados seguro é tudo o que você precisa para encontrar bagagem perdida
Staralliance– viagens à volta do Mundo
ChocoTelegram– envie telegramas em forma de chocolate